James Earl Jones, lendária voz de Darth Vader e Mufasa, morre aos 93 anos
- Artur Vilar
- 10 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Morto aos 93 anos nesta segunda-feira (9), o ator James Earl Jones é conhecido por ser a voz de Darth Vader na franquia da "Star Wars".
Ele recebeu o convite para gravar a imponente voz do personagem em 1977. Naquela época, George Lucas, o criador da série, já havia escalado o ator David Prowse para interpretar o vilão, mas continuava à procura de mais um artista — alguém capaz de falar de forma mais impactante.
"[David Prowse] tinha um leve sotaque escocês, e sua voz não era como o som de um baixo, mas sim como a de um tenor. É uma voz muito eficaz. Mas George percebeu que queria, desculpe a expressão, uma voz 'mais sombria'. Então, ele contratou um homem que gagueja, nascido no Mississippi e criado em Michigan. Essa é a voz. Esse sou eu. Eu tive sorte", disse James em uma entrevista ao American Film Institute em 2009.
"Acho que primeiro George pensou [em contratar o ator] Orson Welles. Depois, pensou que [a voz dele] seria muito fácil de reconhecer", contou James, em entrevista Conan O’Brien, em 1995.
Segundo o americano, foram necessárias cerca de duas horas e meia para ele gravar as falas de Darth Vader em "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" (na época ainda "Guerra nas Estrelas", no Brasil).
A princípio, James não queria ser creditado pelo trabalho. Só foi aparecer nos créditos da série a partir de 1983, com o terceiro filme.
Depois de repetir a atuação nos três filmes da trilogia principal, ele voltou à capa e ao capacete para "Rogue One: Uma História Star Wars" (2016).
Comentários